Our Blog

Como desentupir canos de esgoto

Rate this post

desentupimento-de-cano-de-esgotoSem dúvidas, os entupimentos em tubulações são grandes problemas e que geram uma enorme dor de cabeça em quem está passando pelo problema. Por isso, nada melhor do que saber técnicas de como desentupir canos de esgoto.

O fato é que qualquer acúmulo de resíduos que ocorra, pode ser muito prejudicial para os canos do esgoto. Isso porque são eles que dão passagem para toda a água que sai de um local.

Justamente por isso que o melhor a se fazer é atuar sempre de maneira preventiva, evitando colocar gordura, cabelos, restos de alimentos e outros resíduos sólidos pelo ralo.

O problema que isso pode causar é realmente muito grande e não demora muito tempo para as consequências apareçam.

Além disso, é aconselhável fazer a verificação dos mesmos a cada 6 meses, para que não ocorram problemas de obstruções, que podem ser muito sérios e acontecerem na sua casa, escritório ou indústrias.

Vale lembrar ainda que um grande sinal de que algo não vai bem nos canos de esgoto é quando uma ou mais saídas de água da casa apresentam lentidão no escoamento.

Se a pia da cozinha e o ralo do banheiro apresentam dificuldade ou demora para escoar a água, bem como apresentam bolhas durante o escoamento, isso é um sinal de que os canos do esgoto já estão parcialmente entupidos.

Quando essa obstrução é total, a água fica retida nas pias e box e a única coisa a se fazer é saber como desentupir canos de esgoto.

Então, se você ainda não sabe como fazer isso, continue lendo e vamos saber um pouco mais sobre esse assunto!

Métodos caseiros para desentupir canos de esgoto

métodos-caseiros-para-desentupir-cano-de-esgotoQuem nunca teve de lidar com esse problema, certamente não imagina a sorte que tem. O fato é que o problema é comum e pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Além disso, nem sempre fazemos o melhor uso da pia, do ralo ou do taque, não é mesmo?!

Como já foi dito anteriormente, muito mais do que tratar o problema depois que ele já aconteceu, é preciso atuar de forma preventiva, evitando que ele aconteça.

No entanto, quando não temos mais alternativas e o problema já se instalou, o que temos que saber é como desentupir canos de esgoto.

O mais importante de tudo é agir de forma rápida, pois protelar uma solução só irá leva a um agravamento do quadro, podendo ainda comprometer a rede de esgoto.

Como todos sabemos, um cano quebrado dá muito mais dores de cabeça do que uma tubulação entupida!

Justamente por isso é que vamos ver a seguir algumas dicas importantes de como desentupir canos de esgoto:

  • Mangueira de jardim

Você pode tentar usar a pressão da água para desentupir canos de esgoto. Esse truque pode ser muito eficaz e é algo acessível, mas é preciso que a água tenha uma boa pressão, claro.

Um alerta, no entanto, vai para o cuidado ao canalizar a água, para que a pressão não arrebente alguma tubulação causando um problema ainda maior.

As desentupidoras atuam com um sistema bastante parecido, que desobstrui a passagem com a pressão da água. Porém, obviamente, o profissional tem todo o conhecimento necessário para atuar dessa forma.

Se você decidir tentar essa técnica, basta inserir a mangueira por um ralo, abrir bem a água e deixar que a pressão faça o trabalho.

  • Vinagre com bicarbonato de sódio

Você já deve ter ouvido falar das mil e uma utilidades do bicarbonato de sódio. Ele é muito bom também na hora de desobstruir tubulações.

Para isso, a primeira coisa que você precisa fazer é esvaziar a pia, o box ou a banheira que estão apresentando obstrução. Se o problema for nos canos de esgoto, provavelmente todas as saídas e água estarão apresentando esse problema, então, use a que ainda está livre de água.

Depois, é só colocar uma xícara de bicarbonato de sódio e duas xícaras de água fervente em seguida.

Após aguardar alguns minutos, coloque mais uma xícara de bicarbonato de sódio pelo ralo e agora, despeje uma xícara de vinagre branco. Feche o ralo e deixe efervescer pelo tempo necessário, sem colocar mais água em cima.

Essa é uma técnica bastante eficiente quando o assunto é o entupimento de ralos. No entanto, quando o assunto é desentupir canos de esgoto, pode ser que isso não funcione, pois o caminho a ser percorrido pela mistura até chegar à obstrução é muito maior.

Vale lembrar, porém, que você pode tentar livremente, afinal, é uma técnica que não causa prejuízos para sua tubulação. Isso quer dizer que, caso não dê certo, também não vai fazer mal nenhum.

  • Sal e bicarbonato de sódio

Esse é um procedimento muito semelhante com o que foi ensinado anteriormente.

Então, comece retirando toda a água que possa estar retida na pia, tanque ou box por causa do entupimento. Lembre-se que você só precisa retirar a agua do local escolhido para fazer o procedimento ensinado.

Em seguida, coloque meia xícara de sal e bicarbonato de sódio no ralo. Depois, despeje seis xícaras de água fervendo no mesmo ralo.

Deixe a mistura atuar por uma noite, ou pela manhã inteira, dando tempo para que chegue até a obstrução e possa desentupir canos do esgoto.

Essa mistura é poderosa porque o sal em união com o bicarbonato de sódio apresenta um efeito abrasivo que ajuda a corroer o que estiver causando a obstrução.

Novamente, vale ressaltar que quando temos um problema nos canos de esgoto, ele é um pouco mais complicado de resolver do que quando o entupimento ocorre no ralo, por exemplo.

Por isso, pode ser que essas técnicas de produtos caseiros, que seriam eficientes para um problema menor, não cheguem a surtir efeito em um problema de maior proporção.

  • Detergente de louças

Embora possa parecer algo simples, há a possibilidade de desentupir canos de esgoto com detergente de louças mesmo, que é um produto simples.

Para isso, basta retirar o excesso de água de um dos ralos, colocar detergente e depois jogar água fervente em cima. Depois, espere alguns minutos e faça o teste para ver se resolveu o problema.

Não resolveu? Chame um profissional

encanador-de-tubulações-hidráulicasTodas essas técnicas ensinadas acima podem ajudar a resolver o problema e, caso não tenham resultados, não irão fazer mal para a sua tubulação. No entanto, é importante alertar para o fato de que não se deve nunca usar os produtos químicos “milagrosos” que são vendidos por aí.

Esses produtos são de manipulação perigosa e podem acabar prejudicando muito mais do que ajudando, tornando o problema ainda mais grave. Por isso, o melhor que se pode fazer para desentupir canos de esgoto é chamar um profissional para resolver o problema.

O fato é que muitas vezes o problema não está no encanamento e sim nos canos de esgoto, virando um caso mais sério e que somente um profissional pode resolver. Isso porque uma desentupidora séria irá oferecer um profissional qualificado e especializado no assunto, capaz de resolver o problema da maneira certa, sem causar danos.

Mais do que isso, possuem os equipamentos necessários para solucionar o problema da melhor forma possível, com higiene e segurança. Uma empresa irá se valer, basicamente, de duas técnicas para o desentupimento de canos e esgoto. São elas:

  • Hidrojateamento

A primeira técnica é a de hidrojateamento, que atua com jato de água em alta pressão para desentupir canos de esgoto, removendo os resíduos que estão obstruindo-o.

Esse processo é semelhante ao que ensinamos anteriormente com a mangueira, no entanto, usa um equipamento específico e trabalha com uma pressão de água mais elevada.

Além disso, o equipamento possui sistema rotativo, que permite que o seu efeito atinja todo o diâmetro da tubulação. Além disso, seu alcance é longo, permitindo resolver até as obstruções mais profundas.

  • Plumber’s Snake

Esse é o nome do equipamento que possui um longo abo de aço com uma ponta que se assemelha a uma broca. Com ela, é possível chegar em locais de difícil acesso e atravessar quantidades maiores de resíduos acumulados.

O fato é que, não importa qual seja o seu problema, nada melhor do que contratar uma desentupidora para desentupir canos de esgoto. Dessa forma, você consegue uma solução rápida, segura e muito eficaz!

Leave a Reply