Our Blog

Como evitar o entupimento de pias de cozinha

Rate this post

Desentupimento de piasNão é nada raro que ocorra um entupimento na pia da cozinha, não é mesmo?! A verdade é que esse é um problema muito incomodo e que podem atrapalhar muito a rotina diária. Por isso é importante saber como evitar o entupimento de pias de cozinha.

Um entupimento leve pode apenas causar uma demora maior no escoamento de água pelo ralo. No entanto, existem entupimentos totais, no qual a água simplesmente não passa mais.

O fato é que o problema, seja parcial ou total, acaba aparecendo sempre nos momentos mais inoportunos, que é quando estamos usando e precisando do bom funcionamento de tudo.

Para lidar com esse tipo de problema, o melhor que se pode fazer é atuar de maneira preventiva, ou seja, evitando o entupimento ao invés de ter que resolvê-lo depois de acontecido!

Certamente antes de que ocorra o entupimento, alguns sinais já podem ser vistos, tal como a água demorando mais do que o normal para descer pelo ralo, por exemplo, ou o liquido borbulhando durante o trajeto. Acontece em qualquer lar.

Porém, uma vez que se ignora os sinais, existe uma chance muito grande de ter que ligar com um entupimento sério logo em seguida.

Além disso, a tarefa de realizar um desentupimento não é das mais simples, nem das mais agradáveis, especialmente para quem não está acostumado com isso.

Primeiramente é necessário identificar qual a região comprometida e depois retirá-la para realizar a limpeza. No processo, é preciso lidar com odores fortes e desagradáveis e ainda realizar as instalações novamente da forma correta.

Caso qualquer um desses processos não fique bem feito, é preciso refazer as etapas outra vez, até solucionar o problema. Justamente por isso que no caso de entupimentos, o mais indicado é sempre chamar uma empresa desentupidora que irá trazer todo o material e equipamentos necessários, bem como um profissional especializado no serviço. Tudo de forma higiênica, segura e ágil, resolvendo o problema de forma eficaz.

Mais do que isso, ao contratar uma desentupidora, você tem a garantia de que o serviço foi bem feito, protegendo a sua tubulação por mais tempo.

Sabendo disso, vamos ver o que se pode fazer no dia a dia para evitar o entupimento de pias de cozinha. Vamos lá?!

Mas antes, você sabe por que a ocorre o entupimento de pias de cozinha?

Como-evitar-o-entupimento-de-pias-de-cozinhaOs problemas com entupimento de pias de cozinha podem ser evitados desde o projeto dos encanamentos. Isso pode ser feito desde a decisão de usar tubulações mais largas, até evitar curvas, que são locais onde resíduos se acumulam com mais facilidade.

Além disso, outros dois grandes fatores que geram o entupimento de pias de cozinha são restos de comida e excesso de gordura. A gordura, por exemplo, vai se prendendo às paredes da sua tubulação, não chegando até a caixa de gordura, que deve ser limpa a cada 6 meses para não entupir também.

A gordura que fica nas paredes da tubulação contribui também para o acúmulo de restos de comida, que se prendem ali, deixando a passagem cada vez mais estreita, até que fique obstruída.

No entanto, como já foi dito, existem algumas práticas simples que contribuem para evitar o entupimento de pias de cozinha. Vamos conhecer essas dicas logo a seguir:

  • Protetor de ralo

Caso o seu ralo não possua, é imprescindível usar um protetor de ralo. Isso vale tanto para a pia da cozinha, quanto para a do banheiro e ralo do chuveiro.

Esse é um acessório que pode facilmente ser encontrado em ferragens e lojas de materiais de construção, bem como em mercados e lojas de variedades. O melhor de tudo é que custam bem pouco e ajudam muito.

A dica antes de comprar é medir o tamanho do seu ralo, para que o protetor não fique nem maio, nem menor. Além disso, opte pelos protetores que são de silicone ou de aço inox.

Isso porque eles são muito mais duráveis e sua duração é muito maior que os de plástico, sem falar que são peças de fácil higienização.

Um alerta, porém, é para o tamanho da passagem. Ela deve ser suficiente para que a água desça normalmente, mas também para reter os resíduos sólidos que possam vir das louças a serem lavadas.

Com ele no lugar, é só lavar a louça normalmente e depois retirar a sujeira que se acumulou, garantindo a sua eficiência e eficácia.

  • Jogar os restos no lixo sempre

O nosso sistema de esgoto não foi feito para conduzir materiais insolúveis e sólidos. Por isso, nunca jogue cabelo, restos de comida, bagana de cigarro, tecidos ou quaisquer outros sólidos pelo ralo. Isso certamente irá evitar o entupimento de pias de cozinha.

Se você faz esse tipo de coisa, com o decorrer do tempo, de acordo com cada tubulação, esses materiais sólidos vão se acumulando, causando a obstrução da passagem de água.

É importante ter atenção às crianças também, que adoram jogar pelo ralo alguns itens proibidos.

Mais do que isso, outra medida importante para evitar o entupimento de pias de cozinha é limpar os pratos e talheres depois das refeições, retirando os excessos e restos para jogá-los no lixo.

Os cabelos também são comuns nas pias dos banheiros, devendo ser recolhidos e colocados no lixo e nunca encaminhados para o ralo.

O mesmo vale para as pias e tanques da lavanderia, atentando-se para fiapos de roupas e também pelos de animais de estimação, que podem oferecer o mesmo risco.

  • Limpeza na caixa de gordura

A caixa de gordura é essencial para ajudar na prevenção da poluição das águas e solos. Isso porque ela retém a gordura contida na água.

Normalmente esse elemento é instalado na parte inferior das pias ou então na área subterrânea de condomínios.

Para que ela tenha um bom funcionamento e cumpra o seu papel, ela deve ser higienizada com uma frequência mínima de 6 meses. Caso haja um consumo maior de comida oleosa, a recomendação é que a limpeza ocorra com uma frequência ainda maior.

Essa limpeza pode ser feita com auxílio especializado ou não e só existe uma forma de fazê-lo, que é: localizar a caixa de gordura, retirar o excesso de gordura e resíduos contidos nela, descartando tudo na lixeira, e depois limpar a caixa usando produtos adstringentes. Por fim, recoloque a peça em seu lugar novamente.

Lembre-se que nunca devem ser utilizados produtos que prometem fazer a autolimpeza da caixa de gordura. Normalmente, eles acabam piorando muito a situação.

  • Não descarte a gordura na pia

Nuca, em hipótese alguma, descarte a gordura usada na sua pia, lembrando que ela, juntamente com restos de alimento, é uma das principais responsáveis pelo entupimento de pias de cozinha.

A verdade é que esse é um péssimo hábito e que pode causar um grande problema. Isso porque quando a gordura esfria ela acaba se solidificando, tornando-se um bloco preso às paredes da tubulação.

Isso vai estreitando cada vez mais a passagem de água, até que ocorra uma obstrução completa e o transbordamento de água.

Mais do que isso, do ponto de vista ambiental, apenas 1 litro de óleo pode chegar a contaminar cerca de 25 mil litros de água potável, tornando-a inviável para o consumo.

A melhor forma de descartar os óleos utilizados na cozinha, é por meio da reciclagem, reaproveitando a gordura para novo uso dentro de horas ou ainda usando para a confecção de sabão caseiro.

  • Manutenção é essencial

A manutenção preventiva é a melhor forma de evitar o entupimento de pias de cozinha. Ela é eficiente para que se possa evitar surpresas pouco agradáveis no uso.

Para fazer isso sem causar danos à tubulação, o mais indicado é usar elementos naturais, como o sal, água fervente e bicarbonato de sódio. Não acredite nos produtos “milagrosos” vendidos nos supermercados.

Uma outra forma de fazer essa manutenção periódica é usando um sifão, que tende a acumular resíduos sólidos e também a gordura. Colocar água fervente no ralo com certa frequência também ajuda a evitar o problema.

No entanto, se o problema já acontece e não tem mais como evitar o entupimento de pias de cozinha, o melhor a fazer é chamar uma desentupidora de confiança para realizar o desentupimento e limpeza para você.

Dessa forma, você poderá ter a garantia de que o problema vai ser devidamente solucionado.

Pronto, agora você já sabe como evitar o entupimento de pias de cozinha. Aproveite essas dicas e boa sorte!

Leave a Reply